sexta-feira, 29 de junho de 2012

PRÓXIMA REUNIÃO DO FÓRUM - DIA 03 DE JULHO!

Aos integrantes do Fórum Municipal Permanente de Políticas Púbicas de Florianópolis, Conselheiros da sociedade civil e demais movimentos sociais de Fpolis
 
 Convocamos a participação na Reunião Plenária Ordinária do Fórum Municipal Permanente de Políticas Públicas de Florianópolis, que ocorrerá no dia 03 de julho de 2012, das 9:00 às 12:00 horas, no Auditório do CRESS- 12ª Região, localizado à Rua dos Ilhéus nº 38, 12º andar- Edifício Aplub, centro, Florianópolis.

 
Elisabeth Bahia Spinola Bittencourt Férrer
Coordenação Colegiada do Fórum Municipal Permanente de Políticas Públicas de Florianópolis

quinta-feira, 28 de junho de 2012

ELEIÇÃO CMDCA FOI TRANSFERIDA PARA 08 DE AGOSTO





A data da Assembleia de Eleição dos representantes da sociedade civil no CMDCA-Fpolis- Gestão 2012-2015 foi transferida para o dia 08 de agosto de 2012, conforme o Edital nº02/2012( 0 Edital nº01 foi cancelado, em virtude do prazo inferior a 30 dias da publicação até a data da Assembleia de Eleição)

As Entidades registradas no CMDCA-Fpolis  estarão recebendo o ofício Circular nº 014/012, o Edital de Convocação e o Regimento Interno da Assembleia de Eleição.

 O prazo para inscrição das Entidades candidatas será até às 18:00 horas do dia 03 de agosto de 2012, na Sede do CMDCA-Fpolis, protocolando ofício da Entidade, indicando os seus candidatos( titular e suplente), mediante preenchimento de Ficha de Cadastro de Inscrição dos Candidatos e a assinatura do Termo de Compromisso de participação nas Reuniões do Fórum Municipal Permanente de Políticas Públicas de Florianópolis.

Esse documentos serão enviados em anexo ao Ofício Circular Nº 014/012 para todas as Entidades registradas no CMDCA-Fpolis.A partir do recebimento, já estão abertas as inscrições às Entidades candidatas ao pleito.

PARTICIPEM!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

CONVITE FORMATURA - CIEE



Segue convite para a formatura de adolescentes e jovens que foram atendidos pelo programa CIEE/Aprendiz, e será este mais um momento de envolvimento da família que durante todo o processo foi envolvida e agora verá a concretização do atendimento.

Lembramos que o Programa CIEE/APRENDIZ atende em caráter de proteção social básica, fortalecendo vínculos familiares e construindo atitudes e habilidades para a promoção da integração ao Mundo de trabalho, articulada com as políticas intersetoriais, garantindo aquisições progressivas, prevenindo situação de riscos sociais, fortalecendo a autonomia e o protagonismo juvenil através de uma metodologia que desperte o senso crítico, numa reflexão permanente como condição essencial para o crescimento pessoal e profissional.

 A abordagem dos profissionais envolvidos e as atividades desenvolvidas utilizam dinâmicas que despertam o sentimento de pertença e de identidade, com um caráter preventivo e proativo, desenvolvendo habilidades gerais através práticas associativas e as diferentes formas de expressão dos interesses que vão auxiliar na construção de seu projeto de vida, acessando alternativas emancipatórias para instrumentalizar-se ao enfrentamento da vulnerabilidade social.

Com base na matricidade sócio familiar, o Programa envolve a família pactuando o compromisso nos processos de acompanhamento no ingresso no mundo do trabalho, com processos que atuam diretamente no fortalecendo do vínculo familiar.

O Programa tem servido de um excelente instrumento de incluir os excluídos, atendidos pela  equipe socioassistencial do CIEE, composto por pedagogas, psicólogas e assistentes sociais os usuários saem fortalecidos e prontos a enfrentarem as suas vulnerabilidades.

Dessa forma, será um grande prazer tê-los presentes na finalização de um programa que tem recebido grande demanda da rede socioassistencial de Florianópolis.

Data: 27 de Junho de 2012 (quarta-feira)

Hora: 15 horas

Local: Auditório CIEE/SC

Rua: Antônio Dib Mussi, 473 – centro – Florianópolis/SC

Contando com vossa participação e presença, que muito nos honrará, agradecemos, com consideração e apreço.

Abraços;

Carlos Raulino
Assistente Social – CIEE/SC

domingo, 24 de junho de 2012

PARA DEFICIENTES VISUAIS E CEGOS

Audioteca Sal e Luz 
Venho por meio deste e-mail divulgar o trabalho maravilhoso que é realizado na Audioteca Sal e Luz e que corre o risco de acabar. 
A Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros). 

Mas o que é isto? 
São livros que alcançam cegos e deficientes visuais (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada), de forma totalmente gratuita. 

Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral. São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3. 

Nos ajude divulgando!!! 

Se você conhece algum cego ou deficiente visual, fale do nosso trabalho, DIVULGUE!!! 
Para ter acesso ao nosso acervo, basta se associar na nossa sede, que fica situada à Rua Primeiro de Março, 125 - Centro. RJ. Não precisa ser morador do Rio de Janeiro. 

A outra opção foi uma alternativa que se criou, face à dificuldade de locomoção dos deficientes na nossa cidade. 
Eles podem solicitar o livro pelo telefone, escolhendo o título pelo site, e enviaremos gratuitamente pelos Correios. 

A nossa maior preocupação reside no fato que, apesar do governo estar ajudando imensamente, é preciso apresentar resultados. Precisamos atingir um número significativo de associados, que realmente contemplem o trabalho, senão ele irá se extinguir e os deficientes não poderão desfrutar da magia da leitura. 

Só quem tem o prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o mundo sem os livros... 

Ajudem-nos. Divulguem! 

Atenciosamente, 

Christiane Blume - Audioteca Sal e Luz.
Rua Primeiro de Março, 125- 7º Andar. Centro - RJ. CEP 20010-000 
Fone: (21) 2233-8007 
Horário de atendimento: 08:00 às 16:00 horas 
audioteca.org.br/noticias.htm

quarta-feira, 20 de junho de 2012

RELATO DA REUNIÃO COM A SECRETÁRIA

Dia 19/06/2012  aconteceu reunião convocada pela secretária Dalva Maria de Luca Dias, com a Presidente do CMDCA Ana Maria Blanco, Comissão do FIA: Alexandra Oliveira, Maria do Carmo, Veronice Sutilli, Secretário Executivo do FIA, Marcos Duarte, Secretária Executiva do CMDCA Ana Lúcia Michels e Diretor Financeiro Marcos Silva.
Estiveram em pauta diversos assuntos referentes ao Fundo da Infância do Município de Florianópolis, tais como: projetos saldo remanescente, acesso ao extrato da conta pelo CMDCA, contratar programa de controle dos dados da conta, uso do recurso exclusivo com aprovação do CMDCA, Informações dos dados dos doadores para a Receita Federal, entre outros.
Podemos afirmar que a reunião foi muito positiva, produtiva, todos os itens da pauta foram despachados à contento e a Secretária Dalva efetuou os encaminhamentos objetivando a viabilização e agilidade nos processos.
Informamos ainda que a SEMAS está com força tarefa para realizar todos os processos de convênios e liberação de recursos junto as entidades sociais com projetos aprovados pelo CMDCA - trabalhado com prazo máximo de 29 de junho.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

NOTA DE ESCLARECIMENTO


O Fórum Municipal Permanente de Políticas Públicas de Florianópolis, instância legítima de espaço de mobilização, articulação, organização e fortalecimento da sociedade civil, na defesa dos direitos socias  e da efetivação das Políticas Públicas em Florianópolis foi solicitado por Conselheiros representantes da sociedade civil no CMDCA-Florianópolis e Entidades Sociais registradas no referido Conselho, para interceder sobre a situação vivenciada pela falta de liberação dos recursos do FIA para as Entidades Sociais selecionadas pelo CMDCA-Florianópolis

Fomos informados que o CMDCA já havia solicitado Reunião com a Secretária Municipal  de Assistência Social, Dalva Maria de Luca Dias, por duas vezes, desmarcada pela mesma.  Também que a Secretária estava revendo todos os Projetos das Entidades aprovadas, questionando as suas ações, por algumas não estarem tipificadas nos serviços socioassistenciais.Contudo, houve equívoco da Secretária, uma vez que os recursos do FIA não são exclusivos para a área de Assistência Social, mas abrange as demais áreas de educação, esporte, cultura e outros.

A mobilização das Entidades Sociais no dia 15 de junho possibilitou a realização de uma Reunião com a Secretária Dalva e seus assessores, para os esclarecimentos necessários e o comprometimento da mesma em assinar os convêniosl e liberar o pagamento dos recursos do FIA até o dia 29 de junho de 2012, data esta que expira o prazo para firmatura de convênios, por conta do período eleitoral.

Parabenizamos as Entidades Sociais presentes ao movimento , com o número de aproximadamente 80 pessoas, que com certeza, contribuiram para a solução dos problemas apresentados, cuja participação foi de  extrema importância no fortalecimento do coletivo e do controle social.

Atenciosamente
Elisabeth Bahia Spinola Bittencourt Férrer
Coordenação Colegiada do Fórum Municipal Permanente de Políticas Públicas de Florianópolis

sábado, 16 de junho de 2012

MATÉRIA NO ND ON LINE

Entidades assistencialistas pedem liberação de recursos para programas ligados à criança

As entidades se manifestaram para que a secretária de assistência social assine os convênios com a Prefeitura

img Emanuelle Gomes
@Emanuelle_ND
Florianópolis
Entidades assistencialistas da Capital realizaram uma manifestação em frente à Secretaria Municipal de Assistência Social na tarde de sexta-feira, 15, pedindo a liberação de recursos para a manutenção de programas voltados a crianças e adolescentes. Casas de abrigos e entidades que desempenham atividades no contraturno escolar foram algumas das afetadas pela demora da assinatura dos convênios com a prefeitura.
Veronice Sutilli, coordenadora da FIA (Fundo para a Infância e Adolescência) no Estado, explicou que os processos estavam parados há dois meses na secretaria. “Foram aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e deveriam ser assinados pela secretária”, completou. Os recursos do Fundo são captados pelas próprias entidades junto a empresas privadas, por meio de imposto de renda.
A secretária Dalva Dias, garantiu que já encaminhou os convênios. “Sou zelosa. Não vou assinar sem saber o que estou assinando, por isso avaliei um por um dos quase 100 projetos”, explicou. Por causa do ano eleitoral, a secretaria teria até o dia 29 deste mês para assinatura.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

MATÉRIA PUBLICADA NO DC ON LINE



Verba pública15/06/2012 | 17h39

Entidades pedem liberação de recursos pela assistência social de Florianópolis

Segundo a secretária de Assistência Social, algumas das propostas não se encaixam dentro da responsabilidade da secretaria




Entidades assistenciais de Florianópolis se reuniram no início da tarde desta sexta-feira em frente à Secretaria Municipal de Assistência Social, na Avenida Mauro Ramos, para protestar pela assinatura de convênios para repasse de recursos do Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente.
As entidades alegam que a secretária municipal de Assistência Social, Dalva Dias, descaracterizou a responsabilidade de alguns dos projetos já aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), impedindo a liberação de verbas pela pasta.
De acordo com a coordenadora geral da Casa da Criança Morro da Penitenciária, Maria de Lourdes Morais, a instituição é uma entre as cadastradas no CMDCA que teve projetos classificados como da área de Educação. Com isso, pode não ter recursos liberados pela Secretaria de Assistência Social.
— Foi uma ação precipitada da secretária. Somos uma entidade premiada pelo Unicef, nosso trabalho é reconhecido. A secretária descaracterizou os projetos sem conhecimento de causa — afirmou Maria de Lourdes.
Outro problema levantado pelas entidades foi que as assinaturas devem ser feitas até o fim do mês, em razão das eleições. As instituições temem que o prazo prejudique a liberação dos recursos para o segundo semestre. Segundo a coordenadora do Fórum Municipal Permanente de Políticas Públicas de Florianópolis, Elisabeth Bahia, que apoiou o manifesto, não há motivos para atrasos.
— Não entendemos o que está acontecendo, já que todos os processos foram analisados, avaliados e aprovados pelas comissões responsáveis formadas pelos conselheiros da sociedade e do governo — disse em nota.
O que diz a secretária municipal de Assistência Social, Dalva Dias
De acordo com a secretária, não há atraso nas assinaturas. Dalva afirma que ela avaliou todos os projetos individualmente desde que assumiu o cargo no dia 16 de abril. Segundo a secretária, apenas um dos projetos será reencaminhado para discussão no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA). Ela acrescentou que algumas das propostas não condizem com a responsabilidade da Secretaria de Assistência Social.
— Não costumo assinar documentos sem ler e não estou me recusando a nada. Avaliei todos o projetos e vi que alguns não se encaixavam dentro dos critérios da lei da Assistência Social e são das áreas de Educação e Saúde — explicou.
Sobre o prazo para as assinaturas, a secretária afirmou que a maioria dos projetos é de ação continuada. Segundo ela, apenas propostas novas seguem o calendário eleitoral.
O que diz a lei
Pela lei municipal nº 7.855, a Secretaria Municipal de Assistência Social é responsável por gerir o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e "fica obrigada a cumprir as deliberações do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)".
Cabe aos conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente estabelecer quais ações são prioritárias das políticas públicas de atendimento e os requisitos para a apresentação de projetos a serem beneficiados com recursos dos fundo.

MOBILIZAÇÃO ATINGIU OBJETIVO



A mobilização das entidades assistenciais de Florianópolis, ocorrida hoje, em frente à Secretaria Municipal de Assistência Social, reuniu mais de 60 representantes que reivindicaram junto à secretária Dalva Maria de Luca Dias a assinatura dos convênios. Ela firmou compromisso de que o dinheiro do FIA será liberado até o dia 29 de junho. Em breve, mais detalhes desta iniciativa. Confiram as fotos e matéria na edição de hoje do  Ric Notícias - Record e  edições deste sábado do Diário Catarinense e Notícias do Dia. 


quinta-feira, 14 de junho de 2012

ENTIDADES ASSISTENCIAIS PARALISAM ATIVIDADES PARA FAZER MANIFESTO EM FRENTE À SECRETARIA MUNICIPAL





Nesta sexta-feira (15/06), representantes de entidades assistenciais de Florianópolis que desenvolvem programas gratuitos voltados a crianças e adolescentes irão paralisar suas atividades a partir das 14 horas.

Neste horário estarão fazendo uma manifestação em frente à Secretaria Municipal de Assistência Social, situada na Avenida Mauro Ramos. N. 1277 (em frente à Igreja Universal).  O objetivo é chamar a atenção da nova secretária da pasta, Dalva Maria de Luca Dias, que assumiu o cargo em abril deste ano e desde então se nega a assinar os convênios já aprovados pelo CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – órgão formado por representantes da sociedade civil e do governo, responsável dentre outras funções, por analisar e referendar os projetos apresentados pelas entidades sem fins lucrativos para captação de recursos.

Devido às eleições municipais, se as assinaturas não acontecerem neste mês, nenhuma entidade poderá receber ajuda até o final do ano, o que prejudicará programas importantes, como os desenvolvidos pela Casa da Criança do Morro da Penitenciária que atende 110 crianças e inclusive ganhou um prêmio nacional da UNICEF, atividades do Instituto Guga Kuerten, do Instituto  Padre Vilson Groh e das demais entidades cadastradas no CMDCA.

Para a coordenadora do Fórum Municipal Permanente de Políticas Públicas de Florianópolis Elisabeth Bahia, esta resistência da secretária em assinar os documentos pode trazer muitos prejuízos à população de Florianópolis. “Não entendemos o que está acontecendo, já que todos os processos foram analisados, avaliados e aprovados pelas comissões responsáveis formadas pelos conselheiros da sociedade e do governo. Não podemos deixar que as entidades sociais, que desempenham programas de relevância para a cidade parem suas atividades, sendo que o dinheiro captado pelo FIA- Fundo da Infância e Adolescência, por exemplo, está disponível, parado no banco”, desabafa.

Atualmente 103 entidades estão cadastradas no CMDCA.  

O QUE DIZ A LEI:

Conforme a LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990, ECA –Estatuto da Criança e Adolescente e alterações da  Lei nº 12.594, de 2012, no  Art. 260  os contribuintes poderão efetuar doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, devidamente comprovadas, sendo essas integralmente deduzidas do imposto de renda, obedecidos os seguintes limites:  1% do imposto sobre a renda devido apurado pelas pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real; e   6% do imposto sobre a renda apurado pelas pessoas físicas na Declaração de Ajuste Anual; do imposto apurado na declaração:   3% a partir do exercício de 2012.      
 

Cabe aos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, entre outras atribuições: estabelecer as ações prioritárias das políticas das políticas públicas de atendimento; estabelecer os requisitos para a apresentação de projetos a serem beneficiados com recursos dos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente. 

 A LEI Nº. 7855, de 22 de abril de 2009 no Art. 19 diz que os recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente serão aplicados em conformidade com aprovação do CMDCA que é um órgão autônomo de natureza deliberativo.  O Art. 20 explica que O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente será gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica obrigada a cumprir as deliberações do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), no que se refere à liberação ou aplicação dos recursos do Fundo. 

Também é atribuição do gestor das contas dos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente devem:  manter conta bancária específica destinada exclusivamente a gerir os recursos do Fundo, manter controle das doações recebidas; e   informar anualmente à Secretaria da Receita Federal do Brasil as doações recebidas.


domingo, 10 de junho de 2012

UTILIDADE PÚBLICA - O QUE VOCÊ PRECISA SABER!

Cinco informações úteis não divulgadas! Principalmente a QUARTA

1. Certidões
: quem quiser tirar uma cópia da certidão de nascimento, ou de casamento, não precisa mais ir até um cartório, pegar senha e esperar um tempão na fila.
O cartório eletrônico, já está no ar! www.cartorio24horas.com.br

Nele você resolve essas (e outras) burocracias, 24 horas por dia, on-line. Cópias de certidões de óbitos, imóveis, e protestos também podem ser solicitados pela internet.
Para pagar é preciso imprimir um boleto bancário. Depois, o documento chega por Sedex.

Passe para todo mundo, que este é um serviço da maior importância.

2. Auxílio a Lista: Telefone 102... não!
Agora é: 08002800102
Vejam só como não somos avisados das coisas que realmente são importantes......
NA CONSULTA AO 102, PAGAMOS R$ 1,20 PELO SERVIÇO.
SÓ QUE A TELEFÔNICA NÃO AVISA QUE EXISTE UM SERVIÇO VERDADEIRAMENTE GRATUITO.

Não custa divulgar para mais gente ficar sabendo.

3. Lenda: Não existe tratameto eficaz para queda de cabelo.
Tudo mentira, já existem produtos naturais que tratam seu couro cabeludo, em muitos casos eliminando a queda de cabelo para sempre.
Aqui está!  - http://www.fimdaquedadecabelo.net

4. Multa de Trânsito: essa você não sabia.
No caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa. É só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no Art. 267 do CTB. Levar Xerox da carteira de motorista e a notificação da multa.. Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito. Perde os pontos, mas não paga nada.
Código de Trânsito Brasileiro
Art. 267 - Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa.

5. Importantíssimo: Documentos roubados - BO (boletim de occorrência) dá gratuidade - Lei 3.051/98 - VOCÊ SABIA???
Acho que grande parte da população não sabe, é que a Lei 3.051/98 que nos dá o direito de em caso de roubo ou furto (mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência), gratuidade na emissão da 2ª via de tais documentos como:
Habilitação (R$ 42,97);
Identidade (R$ 32,65);
Licenciamento Anual de Veículo (R$ 34,11)..
Para conseguir a gratuidade, basta levar uma cópia (não precisa ser autenticada) do Boletim de Ocorrência e o original ao Detran p/ Habilitação e Licenciamento e outra cópia à um posto do IFP..

DIVULGUEM PARA O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS POSSÍVEL. VAMOS ACABAR COM A INDÚSTRIA DA MULTA E OUTROS ABUSOS!!!!

quinta-feira, 7 de junho de 2012

BETH BAHIA É HOMENAGEADA




O dia do Assistente Social promovido pelo CRESS- 12ª Região, no dia 17 de maio de 2012, no Auditório Antonieta de Barros, na  Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, foi prestigiado por vários profissionais. Dentre eles, a coordenadora do Fórum Municipal Permanente de Políticas Públicas, Elisabeth Bahia, que recebeu homenagens especiais por sua importante atuação na área. Ela destaca que foi emocionante participar deste momento.


“A minha alegria maior foi ver  os meus amigos presentes e principalmente a minha família manifestando um grande carinho para comigo, por seus gestos e depoimentos tão afetuosos, os quais amo ainda mais e que, sem o apoio  e incentivo deles, principalmente do meu amado marido Kleber, que sempre valorizou a minha atuação profissional e dos meus colegas assistentes sociais, nada seria possível”, destacou.

CONHEÇA O GEAAF






O GEAAF – Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Florianópolis é uma organização da sociedade civil instituída em 13 de julho de 1996 que oferece apoio e esclarecimentos a todos os interessados na questão da adoção. O Grupo é formado por pais e filhos, adotivos ou não, profissionais e técnicos que desejam ver respeitado o direito que toda criança ou adolescente tem de ter uma família.
Os questionamentos, a necessidade de trocar experiências sobre suas vivências e o desejo de acertar de alguns pais adotivos motivaram a criação desse grupo que oferece suporte e apoio a todos os interessados na questão da adoção.
O GEAAF compartilha a idéia de que, se esgotadas todas as possibilidades da criança ou adolescente permanecer com sua família de origem, ela seja colocada em uma outra família que lhe proporcione carinho e segurança, assegurando-lhe a efetivação dos direitos referentes à vida.
O grande objetivo do GEAAF está na formação de uma nova cultura de adoção. Além de conscientizar também as pessoas sobre a adoção de crianças maiores e de adolescentes, a adoção inter-racial, de crianças e adolescentes com necessidades especiais, bem como grupo de irmãos.
Nosso endereço: Largo São Sebastião, 88 · sala 25 ·
CEP: 88015-560 · Centro · Florianópolis · Santa Catarina
Telefone: 48 3224.2251, e-mail: geaafadocao@gmail.com


17º ENCONTRO NACIONAL DE APOIO À ADOÇÃO

07 a 09 de junho de 2012 – Brasília/DF

O 17º ENAPA – Encontro Nacional de Apoio à Adoção trará para Brasília, sede do Aconchego e das decisões políticas do país, a formalização de um pacto nacional denominado “Unir para cuidar”, onde se lançará o desafio para que todos possam assumir o compromisso único de que todas as crianças e adolescentes possam ser chamados de filhos e filhas.

Mais informações:

Acompanhe pela transmissão ao vivo:



Próxima reunião do GEAAF
Dia 20 de junho – quarta feira na sede do GEAAF às 19:30h
Palestrante: Mirela Alves Brito – Psicóloga Doutoranda na Universidade Federal de Santa Catarina – Antrpologia
Largo São Sebastião, 88 · sala 25


sexta-feira, 1 de junho de 2012

CONVOCAÇÃO


                                                                

  

                                                                                      Florianópolis, 01 de junho de 2012.


Convocamos todos/as os/as integrantes do Fórum para participar da Reunião Plenária Ordinária do Fórum Municipal Permanente de Políticas Públicas de Florianópolis, no dia 05 de junho de 2012, terça-feira, no horário das 9:00 às 12:00 horas, no Auditório do CRESS- 12ª Região - Conselho Regional de Serviço Social, situado à Rua do Ilhéus, nº 38- Edifício APLUB- 12º andar, centro, Florianópolis, com a seguinte Ordem do Dia :

PAUTA:

1- Apresentação dos presentes;
2- Leitura, apreciação e aprovação da Pauta da Reunião Plenária Ordinária
3- Apreciação e aprovação da Ata da Reunião anterior de 08-05-2012 (enviada antecipadamente via e-mail);
4- Momento dos Conselhos: ações desenvolvidas, demandas e encaminhamentos:
a) CMDCA: Orientações sobre o processo de eleição dos representantes da sociedade civil no CMDCA - Gestão 2012-2015; 
b) CMAS: Articulação e acompanhamento sobre os concursos públicos realizados e o chamamento dos aprovados;
Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social: construção coletiva  da Lei Orgânica de Assistência Social de Florianópolis;
c) CMI: Resultado do processo de eleição da sociedade civil e definição dos representantes na composição da Mesa Diretora;
d) CMDPD; COMDIM: COMPIR; Conselho Municipal de Habitação; Conselho Municipal de Saúde; Conselho Municipal de Educação; Conselho Municipal de Emprego e Renda e outros.
5- Informes e encaminhamentos da Plenária
       
Segue em anexo, a Ata da Reunião anterior, para ciência e apreciação.

Atenciosamente,

             
                       
 
Elisabeth Bahia Spinola Bittencourt Férrer
Coordenação Colegiada
Fórum Municipal Permanente de Políticas Públicas de Florianópolis

CONVITE!

Na próxima segunda-feira, 4 de junho  de 2012, no  Auditório da Superintendência Regional  do Trabalho e Emprego, na Rua Victor Meirelles, 198, Centro, Florianópolis acontecerão as Assembleias do FOCAP  e do FETI/SC, com as seguintes pautas básicas:
FOCAP: 10h: Discussão da Portaria MTE nº 723, de 23 de abril de 2012 e do respectivo Catálogo Nacional de Programas de Aprendizagem Profissional –CONAP.
FETI/SC: 14h: SEMINÁRIO dias 11 e 12 de Junho: Convocamos todos os parceiros para verificação da lista de ações ainda necessárias para a efetivação do evento e divisão de tarefas. A SRTE/SC trará os cartazes para distribuir aos parceiros para divulgação. O CEREST fornecerá os lanches e as pastas.
Precisamos de pessoas que se disponham a montar as pastas no início da semana, lembrando que temos um feriado na quinta-feira.
Lembramos aos parceiros que poderão distribuir materiais de relacionados com os temas da proteção da infância e adolescência nas pastas, par divulgar as ações de seus órgão/entidades.
Cordialmente
A Diretoria Colegiada