sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

CASA DA CRIANÇA GANHA PRÊMIO NACIONAL

A instituição concorreu com 2.922 projetos de todo Brasil e ganhou em primeiro lugar na categoria médio porte.

Um dos mais importantes prêmios do país na área de educação e assistência social saiu para Florianópolis. O Projeto Casa da Criança, organização não governamental que atende 110 crianças e adolescentes na capital, venceu a 9ª Edição Prêmio Itaú – UNICEF, na categoria médio porte, destacando-se entre quase 3 mil inscritos. A solenidade aconteceu em São Paulo com a presença de importantes autoridades da área, dentre elas, Marie-Pierre Poirier, representante do UNICEF no Brasil.
A assistente social da instituição, Veronice Sutilli, diz que os critérios para participar da seleção ao prêmio, foram muito rigorosos. “Tivemos que passar por várias etapas com visita técnica minuciosa. O caderno de exigências apresentou mais de 30 questões para serem respondidas”, relata.
O Projeto Casa da Criança é fruto de uma grande mobilização ocorrida na década de 1980, quando a comunidade Morro da Penitenciária viveu um processo de organização popular com o objetivo de construir um local para que as crianças e adolescentes pudessem estudar, brincar e aprender a valorizar a sua cultura e a buscar melhores condições de vida.
Atualmente, 110 crianças e adolescentes são atendidas no local, com atividades organizadas em três núcleos de linguagem: Arte e Educação: apoio pedagógico, artesanato, educação ambiental, contação de história, biblioteca e brinquedoteca. Esporte e Lazer: educação física, recreação, squash, xadrez, capoeira e dança. Inclusão Social: alfabetização digital e curso de informática.
Destacam-se também as ações de incentivo à leitura: os concursos de literatura, de poesia, soletrando e “livro em movimento”, que leva periódicos e livros até às famílias, com participação efetiva de crianças e adolescentes.
O projeto adota a perspectiva de educação integral, numa visão que integra as múltiplas dimensões da criança: intelectual, afetiva, física e social. Assim espera como resultado do trabalho que os alunos valorizem os estudos, frequentem e permaneçam na escola, tornem-se cidadãos participativos que refletem sobre a realidade, autônomos para aprender a tomar decisões e fazer verdadeiras escolhas; tenham  atitudes positivas e capacidade para a construção e transformação de sua história de vida.

Aos sábados, oferece atividades para os adultos da comunidade (artes, música, desenho e informática) abrindo, também, possibilidades de lazer e profissionalizante.

De acordo com o vice-presidente da Casa da Criança, Gilson Moraes, o trabalho articulado com a escola pública permite a melhoria no desempenho escolar, na escrita, na oralidade, na alfabetização e na resolução de problemas. “O reflexo de nosso trabalho repercute nos estudos, na família e na sociedade”, destaca.

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